Especialista diz que terremoto em Osaka pode ser apenas uma "faísca"

O número de mortes subiu para cinco e há quase 400 feridos



Osaka - O terremoto de magnitude 6,1 ocorrido em Osaka, na manhã da última segunda-feira (18), parece ter sido provocado pelo movimento simultâneo de falhas subterrâneas, disseram especialistas ao jornal Mainichi.

O número de mortes subiu para cinco, após o corpo de um homem de 66 anos ter sido encontrado em sua casa, em Takatsuki, uma das cidades mais afetadas pelo tremor.

A emissora NHK informou que quase 400 pessoas ficaram feridas em Osaka, Quioto, Hyogo, Shiga, Nara e Mie.

"Nessa área, a pressão geológica se acumula facilmente no subsolo", destacou Takuya Nishimura, professor associado da Universidade de Quioto, especializado em geodésia.

Segundo ele, um movimento horizontal leste-oeste ocorreu em uma falha, enquanto em outra falha houve um deslizamento inverso que se deslocou no espaço vertical.

O epicentro do terremoto foi registrado ao sul da falha ativa de Arima-Takatsuki (cerca de 55 quilômetros de comprimento), que corre de leste a oeste na região norte de Osaka.

Acredita-se que a porção leste da falha de Arima-Takatsuki teve atividades três vezes nos últimos 3.000 anos. Em 1596, a área foi abalada pelo terremoto Keicho Fushimi, com magnitude estimada de 7,5 graus.

"Terremotos de magnitude 6 podem ocorrer em todo o Japão, mas especialmente na região de Kansai (onde fica Osaka) não é nenhuma surpresa", diz Nishimura.

O professor da Universidade de Tohoku, Shinji Tooda, também pediu cautela em Osaka. Ele citou o exemplo do terremoto de 2016 em Kumamoto, onde um tremor com intensidade de 7 graus na escala japonesa foi seguido por outro mais forte ainda, dois dias depois.

"Este terremoto (de Osaka) poderia ser a faísca para novas atividades ao longo de outras falhas subterrâneas na área", disse ele.


Fonte:http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/76860/Especialista-diz-que-terremoto-em-Osaka-pode-ser-apenas-uma-faisca

0 comentários:

Postar um comentário