Militares estão entre os mais de 36 mil americanos mortos na Guerra da Coreia, na década de 50. Entrega foi prometida por Kim Jong-Un durante encontro em Singapura; presidente não disse se restos mortais já chegaram a solo americano.
presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (20) que a Coreia do Norte já entregou os restos mortais de 200 combatentes americanos da Guerra da Coreia (1950-1953).
"Recuperamos nossos heróis caídos. De fato, hoje já devolveram 200", declarou Trump durante um grande comício em Minnesota.
O presidente americano não deu mais detalhes sobre a entrega e não esclareceu se os restos mortais desses combatentes já estão em solo americano.
A devolução dos combatentes americanos mortos no conflito foi um dos pedidos que Washington transferiu a Pyonyang durante as negociações com o país asiático em Singapura, cujo principal objetivo é sua desnuclearização.
Trump já havia antecipado na semana passada em entrevista à emissora "Fox News" que tinham começado os trâmites para a devolução dos restos mortais desses combatentes.
Mais de 36 mil militares americanos morreram na Guerra da Coreia e cerca de 7.700 desapareceram, dos quais 5.300 provavelmente ao norte do paralelo 38.
Equipes conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Norte recuperaram 229 corpos entre 1996 e 2005, mas Washington suspendeu o programa de busca devido à deterioração das relações entre os dois países.
Em 2007, Pyongyang entregou outros seis corpos.
Fontes do Pentágono explicaram nesta semana que, após chegarem aos EUA, os restos mortais serão transferidos a instalações militares em Nebraska e no Havaí para serem identificados.
Fonte:https://g1.globo.com/mundo/noticia/trump-anuncia-que-coreia-do-norte-entregou-restos-mortais-de-200-soldados.ghtml
0 comentários:
Postar um comentário