A ativista russa Alena Popova criou um abaixo-assinado para que os brasileiros que aparecem em um vídeo assediando uma mulher em seu país durante a Copa do Mundo sejam responsabilizados. As imagens repercutiram nas redes sociais, gerando revolta entre personalidades e internautas. A petição é endereçada ao Ministério do Interior e à Embaixada do Brasil na Rússia.
"Acreditamos que os cidadãos estrangeiros presentes no vídeo devem se desculpar publicamente tanto para a mulher quanto a todos os cidadãos russos por machismo, desrespeito às leis da Federação Russa, desrespeito aos cidadãos russos, insultos e humilhação da honra e dignidade de um grupo", escreveu Popova na petição publicada no site "Change.org".
Na petição, a feminista anexou tanto as imagens em que os homens cantam músicas em alusão à cor do órgão sexual de uma mulher na Rússia quanto uma reportagem local sobre o caso.
De acordo com ela, a legislação russa oferece vasta gama de opções para penalizar indivíduos que agridem publicamente a honra e a dignidade de outra pessoa. No caso dos brasileiros, Popova frisou que eles não humilharam apenas a mulher que aparece no vídeo, como também "todas as mulheres da Rússia (já que no começo do vídeo um dos homens acrescenta a palavra "russos", no plural)".
"Assim, os cidadãos estrangeiros em vídeo podem ser responsabilizados por cometer um delito nos termos da Parte 1 do art. 5.61 do Código da Federação Russa sobre Infracções Administrativas", explicou a ativista na descrição do abaixo-assinado.
Fonte: https://extra.globo.com/esporte/copa-2018/russa-cria-peticao-para-penalizar-brasileiros-que-assediaram-mulher-em-seu-pais-22800718.html?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=Extra
0 comentários:
Postar um comentário